O Grupo de pesquisa Arte, Educação e Contemporaneidade foi criado em abril de 2010, pelo Prof. Bernard Charlot, reunindo docentes e discentes dos cursos de Teatro e Dança da Universidade Federal de Sergipe-UFS. Está registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e, hoje, é liderado pela Profa. Dra Maicyra Leão. O Grupo teve, até setembro de 2014, a sua sede no Campus de Laranjeiras, estando atualmente vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas, do Campus de São Cristóvão.
A matéria viva do Grupo ARDICO é constituída pelos Projetos, animados por um (ou vários) professor(es), com a participação de estudantes. Esses Grupos, que têm uma atividade regular, são abertos a quem se interessa por seu tema de pesquisa. Assim está estruturado em duas linhas de pesquisa: Arte, Educação e Saúde e Práticas de criação contemporâneas. Cabe ressaltar que em cada linha se encontram Professores-pesquisadores de ambos os cursos, Teatro e Dança.
Além dos Grupos/Projetos, ARDICO promove Seminários de frequência média bimestral, ou seja, aproximadamente 5 por ano, tendo realizado até o presente momento 25 sessões com participação de pesquisadores do próprio grupo e convidados externos e abertos ao público em geral.
Organiza eventos como o Colóquio Cult Pop e o 1º. Colóquio Arte, Cultura e Educação, em fase de organização, além de contribuir com a participação ativa nos Colóquios Internacionais do Grupo de pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e logo 2015), mantendo a responsabilidade pelo eixo Arte e Educação e a animação artística do colóquio.
Ainda, produz uma Revista Digital chamada Trapiche, cujo segundo número será lançado logo em breve, além dos Cardenos Ardicos, publicados aqui no próprio site.
O grupo possui também dois livros coletivos publicados, organizados pelo Prof. Bernard Charlot, cujos títulos são: Dança, Teatro e Educação na Sociedade Contemporânea. Ribeirão Preto- SP: Alphabeto Editora, 2011; e Educação e Artes Cênicas. Interfaces contemporãneas. Rio de Janeiro: Wak editora, 2013. Parte para o lançamento de um terceiro livro organizado pelas Profas. Maicyra Leão e Jussara Rosa.